top of page

MINICURSOS

1. REDAÇÃO DE PATENTES – MELÂNIA CORNÉLIO

October 29, 2015

O curso de Redação de Patentes tem como objetivo capacitar os diversos alunos e demais profissionais a aprofundar e aprimorar os conhecimentos teóricos e práticos sobre redação de patentes.

 

Profa. Dra. Melânia Lopes Cornélio (INOVA/UFPB)

 

Professora e pesquisadora Adjunto II da Universidade Federal da Paraíba do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE-UFPB-Campus IV). É coordenadora do Laboratório de Pedagogia (LABOPED), onde tem a responsabilidade de possibilitar a aproximação entre os saberes técnicos e práticos dos alunos do curso de Pedagogia, favorecendo a qualificação de suas práticas docentes.. Tem experiência abrangente em outras áreas do conhecimento. Atuou na área educacional, como professora em ciências farmacêuticas possui doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), também exerceu atividade como pesquisadora na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em empresas privadas. Têm patentes publicadas e artigos publicados em revistas científicas. Atualmente é Diretora de Transferência e Licenciamento de Tecnologia da Inova- UFPB.

2. PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA E DE MERCADO – CARLOS ALBERTO DA SILVA

October 29, 2015

Noções: estrutura de mercado, estratégias empresarias e indicadores de desempenho.  Principais Bancos de Patentes: Nacional e Internacional. Importância do uso da informação da patente. Classificação Internacional de Patentes. Casos de prospecção tecnológica e de mercado.

 

Prof. Dr. Carlos Alberto da Silva (PROPEX/UFCG)

 

É doutor em Engenharia de Produção,Coordenador de Pesquisa e Inovação da PROPEX / UFCG e Pesquisador dos seguintes grupos de Pesquisa: LAPEA -  Laboratório de Pesquisa em Economia Aplicada (UFCG) NEDER - Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Regional (UFCG). Orientador do Programa Agentes Locais de Inovação-Sebrae/CNPq

3. BUSCA DE ANTERIORIDADE - ARMANDO DE OLIVEIRA

October 30, 2015

O objetivo principal é capacitar os participantes no uso dos bancos de dados de patentes como ferramenta para obtenção de informação tecnológica de modo a saber o que já foi desenvolvido em determinada área, as rotas tecnológicas usadas e outros dados importantes para quem precisa inovar. Mesmo não sendo obrigatória, a busca é um importante indicativo para decidir se você entra com o pedido de patente. A busca também é uma importante ferramenta de pesquisa e monitoramento, disponível gratuitamente. Para o pesquisador que pretende inovar a informação tecnológica disponível em bases de patentes e na literatura especializada deve ser consultada antes de iniciar novos projetos.

 

 

- Importância da Busca de Anterioridades;

- O Sistema de Classificação Internacional de Patentes (IPC);

- Bancos de Dados de Busca de Patentes

   - acesso ao banco de dados do Escritório Brasil (INPI)

   - acesso ao banco de dados do Escritório Europeu (EPO)

   - acesso ao banco de dados do Escritório Americano (USPTO)

- Acesso a outras Bases Gratuitas.

 

Armando de Oliveira Mendes Neto (INPI)

 

Atualmente exerce o cargo de Pesquisador em Propriedade Industrial do quadro de funcionários do Instituto Nacional da Propriedade industrial - INPI, atuando em especial como Professor e Palestrante nos temas relacionados à Inovação e Propriedade Industrial, ênfase na área de Patentes. Doutor em Engenharia Civil pela pela Universidade Federal Fluminense (2008). Mestre em Engenharia Civil pela pela Universidade Federal Fluminense (2003) e curso de graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1997). Atuou como Coordenador das áreas de Engenharia e Projetos Complementares do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula (RJ). Atuou como Professor de Engenharia Civil, ênfase na área estrutural, na Universidade Santa Úrsula (RJ) e no Instituto Metodista Bennett (RJ). Tem experiência na área acadêmica lecionando nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Resistência dos Materiais, Cálculo de Estruturas, Materiais de Construção e Materiais Compósitos. 

4. DIREITOS AUTORAIS – JOÃO ADEMAR LIMA

October 30, 2015

Direito Autoral: contexto histórico, evolução, classificação, tipos, legislação pertinente, obras protegidas e não protegidas; diferenças entre direto moral e direito patrimonial do autor; registro, duração, transferência, uso autorizado, não autorizado, violações (plágio vs. contrafação) e limitações (fair use); originalidade vs. novidade. direitos autorais no ambiente acadêmico; direitos autorais em C,T&I; copyright vs. copyleft; Recursos Educacionais Abertos (REA).

 

João Ademar Lima

 

Possui graduação em Direito pela UEPB (2000) e em Desenho Industrial pela UFCG (2002), com especialização (2003) e mestrado (2005) em Engenharia de Produção pela UFPB e especialização em Direito da Tecnologia da Informação pela UGF (2010). É Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e licenciando em Computação pelo Centro Universitário Claretiano. É membro colaborador de equipe de investigação (investigador doutorando) do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (Portugal), idealizador e líder do Grupo de Estudos em Sociologia da Propriedade Intelectual - GESPI - da UFCG com UEPB, CESED e FPA, pesquisador na linha Novas Tecnologias, Sociabilidade e Política do Grupo de Pesquisa em Antropologia da Política, Cultura Midiática e Práticas Políticas na UACS/UFCG e na linha Propriedade Intelectual de Biomateriais do Grupo de Biomateriais do CERTBIO, UAEMa/UFCG. Associado acadêmico do IBPI - Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual. Professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do CESED, em Campina Grande/PB.

Please reload

bottom of page