top of page

INSTITUIÇÕES

 

A I Olimpíada de Inovação é um evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PROPEX) em parceria com diversos integrantes do Sistema de Inovação do Estado da Paraíba (PaqTcPB, CITTA, PMCG, entre outros).

 

A Presidência da Olimpíada é composta por:

 

  • Profa. Dra. Rosilene Dias Montenegro (Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão da UFCG);
  • Prof. Dr. Carlos Alberto da Silva (Coordenador de Pesquisa e Inovação da PROPEX / UFCG);
  • Profa. Dra. Adriana Almeida Cutrim (Assessora para assuntos de Inovação Tecnológica da PROPEX / UFCG);
  • Prof. Dr. Reinaldo Cézar de Morais Gomes (Assessor para assuntos de pesquisa da PROPEX / UFCG);
  • Prof. Dr. Carlos Minor Tomiyoshi (Coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFCG);
  • Prof. Me. William Alves de Melo Júnior (Diretor do Posto Médico-Odontológico PRAC/UFCG)

 

Universidade Federal de Campina Grande
(UFCG)

 

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi criada em 2002 a partir do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além de Campina Grande, a universidade possui campi em Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal e Sousa e uma unidade em Sumé. Atualmente a UFCG tem cerca de 17.800 alunos matriculados em 68 cursos de graduação e em 21 programas de pós-graduação, que oferecem 20 cursos de mestrados, sendo 17 acadêmicos e 3 profissionais, e 11 cursos de doutorado.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão
(PROPEX)

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PROPEX) executa políticas de extensão universitária e pesquisa. Neste sentido, intenta incentivar a pesquisa acadêmica e consolidar a prática da extensão da UFCG, pleiteando alcançar o equilíbrio entre as demandas socialmente exigidas e as inovações que surgem do trabalho acadêmico, bem como, contribuindo permanentemente para a construção e democratização do saber, o desenvolvimento e a organização da sociedade, e a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e das responsabilidades do exercício dessa cidadania. Inclui programas como PIBIC, PIBIC Ensino Médio, PIVIC, PROBEX e PIBITI.

PARCEIROS:

Fundação Parque Tecnológico da Paraíba
(PaqTcPB)

 

Criada em 1984, entre os quatro primeiros parques tecnológicos do país, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – Fundação PaqTcPB -  é uma instituição sem fins lucrativos voltada para o avanço científico e tecnológico do Estado. Tem como uma de suas atribuições, o fomento ao desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, sendo uma de suas funções dar suporte administrativo e finalístico aos projetos institucionais. Com um leque extenso de atuação, a instituição age como apoio técnico-administrativo a universidades, como agência de fomento à pesquisa, como interveniente na captação de convênios e como prestadora de serviços especializados. Entretanto, tem funções também específicas, sua expertise é estimular e acompanhar os projetos, sendo especialista na resolução de questões burocráticas.

Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB)

 

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi fundada em 1966, na cidade de Campina Grande, e também está presente nos municípios de Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna, desenvolvendo atividades com a missão de formar cidadãos críticos e socialmente responsáveis, através da produção e transmissão do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento educacional e sociocultural da Região Nordeste e, particularmente, da Paraíba. A consolidação da UEPB como instituição de ensino superior é marcada por momentos decisivos na sua história, iniciando com sua criação como Universidade Regional do Nordeste (URNe), em 1966, e passando pela Estadualização em 1987, pelo Reconhecimento do MEC em 1996 e a conquista da Autonomia Financeira, por meio da Lei Estadual nº 7.643 de 6 de agosto de 2004, que inaugurou uma nova fase na história da UEPB.

Escola Técnica Redentorista
(ETER)

 

É na cidade de Campina Grande na Paraíba, mais precisamente no Bairro Universitário, em meio à Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba e o Parque Tecnológico, que se ergue a Escola Técnica Redentorista. Em 1975, surgiu a ETER sob o lema "Educar é Libertar", através de seu fundador o Padre Redentorista, Edelzino de Araújo Pitiá, tendo como missão a formação humana e profissional de jovens das classes sociais menos favorecidas, qualificando-os como profissionais de nível técnico para o mundo do trabalho. Ao longo dos seus 40 anos de existência, a ETER vem cumprindo a sua missão: formou mais de 7.000 jovens habilitando - os para ingressar no mundo do trabalho. A Instituição também trabalha com a Formação Inicial e Continuada de trabalhadores, qualificando-os e requalificando-os, para atendimento das necessidades e demandas do mercado local, regional e nacional.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
(SEBRAE)

 

Em 1967, na cidade de Campina Grande, instalou-se o Núcleo de Assistência Industrial (NAI/PB). Posteriormente em 1972, se tornou um sistema federado de apoio aos pequenos negócios, passando a integrar o Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Cebrae), vinculado ao Governo Federal.  Somente em 1990, a entidade se transformou em um uma instituição privada, sem fins lucrativos com serviço social autônomo, denominado Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae.  Seu objetivo é apoiar e fomentar a criação, expansão e modernização de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, facilitando o acesso a conhecimento, crédito, tecnologia e capacitação para todos aqueles que investem ou pretendem investir em uma atividade produtiva. Além de oferecer soluções educacionais para o empreendedor, o Sebrae também busca estimular o espírito de empreendedorismo, promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócio, fortalecendo a economia e o desenvolvimento do Estado.

Serviço Nacional de Aprendizagem Industria
(SENAI)

 

A criação do Departamento Regional do SENAI da Paraíba aconteceu no ano de 1949, pela Resolução nº. 27, de 10 de novembro, sob a gestão da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba. O SENAI é reconhecido como modelo de educação profissional e pela qualidade dos serviços tecnológicos que promovem a inovação na indústria brasileira. Sua missão é aumentar a competitividade da indústria paraibana por meio da Educação Profissional e Tecnológica, dos Serviços Técnicos e Tecnológicos e da Inovação.

Universidade Federal da Paraíba
(UFPB)

 

A Universidade da Paraíba, de responsabilidade estadual, foi fundada em 1955. Cinco anos depois, em 13 de dezembro, a Lei Nº 3.835 federalizou sua denominação atual. Além de João pessoa, a instituição Possui campi em Areia, Bananeiras, Rio Tinto e Mamanguape. Segundo dados do Relatório de Gestão de 2013, a UFPB têm dezesseis centros de ensino, 57 departamentos acadêmicos, 139 cursos de graduação (sendo 130 presenciais e 09 à distância), 15 cursos de especialização, 57 cursos de mestrado, 34 cursos de doutorado, 2.568 professores, 3.734 funcionários técnico-administrativos e 45.067 alunos matriculados.  A instituição ainda possui 02 escolas de ensino médio e profissionalizante: Escola Técnica de Saúde (CCS) e Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CCHSA).

APOIO:

Associação Técnico Científica Ernesto Luiz de Oliveira Junior
(ATECEL)

 

Em 05 de agosto de 1967, foi fundada por professores da antiga Escola Politécnica da Universidade Federal da Paraíba, cujo nome é uma homenagem ao Professor Ernesto Luiz de Oliveira Júnior.  Como entidade de direito privado, sem fins lucrativos, sua finalidade básica é apoiar e viabilizar os programas de Pesquisa e Extensão de Universidades e Institutos de Pesquisa, principalmente na Paraíba. Todavia, também presta serviços de consultoria, elaboração de projetos e treinamento de pessoal nas diversas áreas do conhecimento. Toda e qualquer interação pode ser viabilizada através de convênios ou contrato de serviços. Os processos de articulação proporcionam a oportunidade, para que os vários setores da Universidade desenvolvam programas de pesquisas e de prestação de serviços, desta forma melhor capacitando-os e viabilizando a Universidade para cumprir o seu papel com a sociedade. Pelos inúmeros serviços prestados, a ATECEL® foi declarada de Utilidade Pública pela Lei Estadual Nº 3.738 de 20.12.1974 e pela Lei Municipal Nº 03-D/74-GP de 15.03.1974. Sua marca é registrada e membro da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica Industrial (ABIPTI).

Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo
(CITTA)

 

O Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo - CITTA - foi criado com a missão de dinamizar e fomentar a inovação na Paraíba e na região Nordeste. Sediado na cidade de Campina Grande - PB, que é reconhecida internacionalmente como um dos polos tecnológicos na produção de conhecimento no país, graças a sua rede de centros de formação técnica e universidades, que está em constante expansão, contando com diversos cursos que são referência na área de inovação e produção tecnológica. Neste ambiente, o CITTA terá uma atuação com impacto direto no planejamento, na estruturação, na implantação e na gestão de um ecossistema de negócios capaz de receber, criar e consolidar empreendimentos de nível internacional, que atendam a demandas oriundas de todo o território nacional e fora dele, através da cooperação entre universidades, empresas públicas ou privadas, organizações não governamentais e governamentais, institutos de pesquisa, incubadoras de empresas e agentes de financiamento de projetos de base tecnológica. Com tal posicionamento estratégico, as ações integradoras e articuladas do CITTA irão viabilizar uma melhor captação de oportunidades, ensejadas pela Lei de Inovação, Lei do Bem e demais instrumentos de apoio às Inovações Tecnológicas.

Prefeitura Municipal de Campina Grande
(PMCG)

 

A Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) tem como um dos seus pontos fortes o apoio a eventos de inovação tecnológica e discussões que fomentem a busca por novas soluções tecnológicas que consequente vão contribuir com o avanço da cidade de forma tecnológica, pois Campina Grande é um importante centro universitário, contando com dezessete universidades sendo duas delas públicas. A cidade é reconhecida internacionalmente como um dos polos tecnológicos na produção de conhecimento no país, graças a sua rede de centros de formação técnica e universidades, que está em constante expansão, contando com diversos cursos que são referência na área de inovação e produção tecnológica. O crescimento e o alto potencial da cidade vêm chamando a atenção de investidores de todo o Brasil, segundo levantamento feito pelo Instituto Inovação, SEBRAE, IBGE e a participação de consultores especializados na área, Campina Grande foi classificada entre as 45 cidades brasileiras e entre as quatro da Região Nordeste com maior potencial de inovação. O resultado da pesquisa foi apresentado como “As cidades Mais Inovadoras do Brasil os 45 bolsões de inovação nas cinco regiões brasileiras”.

bottom of page