top of page

INSTITUIÇÕES

 

A I Olimpíada de Inovação é um evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PROPEX) em parceria com diversos integrantes do Sistema de Inovação do Estado da Paraíba (PaqTcPB, CITTA, PMCG, entre outros).

 

A Presidência da Olimpíada é composta por:

 

  • Profa. Dra. Rosilene Dias Montenegro (Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão da UFCG);
  • Prof. Dr. Carlos Alberto da Silva (Coordenador de Pesquisa e Inovação da PROPEX / UFCG);
  • Profa. Dra. Adriana Almeida Cutrim (Assessora para assuntos de Inovação Tecnológica da PROPEX / UFCG);
  • Prof. Dr. Reinaldo Cézar de Morais Gomes (Assessor para assuntos de pesquisa da PROPEX / UFCG);
  • Prof. Dr. Carlos Minor Tomiyoshi (Coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFCG);
  • Prof. Me. William Alves de Melo Júnior (Diretor do Posto Médico-Odontológico PRAC/UFCG)

 

Universidade Federal de Campina Grande
(UFCG)

 

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi criada em 2002 a partir do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além de Campina Grande, a universidade possui campi em Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal e Sousa e uma unidade em Sumé. Atualmente a UFCG tem cerca de 17.800 alunos matriculados em 68 cursos de graduação e em 21 programas de pós-graduação, que oferecem 20 cursos de mestrados, sendo 17 acadêmicos e 3 profissionais, e 11 cursos de doutorado.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão
(PROPEX)

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PROPEX) executa políticas de extensão universitária e pesquisa. Neste sentido, intenta incentivar a pesquisa acadêmica e consolidar a prática da extensão da UFCG, pleiteando alcançar o equilíbrio entre as demandas socialmente exigidas e as inovações que surgem do trabalho acadêmico, bem como, contribuindo permanentemente para a construção e democratização do saber, o desenvolvimento e a organização da sociedade, e a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e das responsabilidades do exercício dessa cidadania. Inclui programas como PIBIC, PIBIC Ensino Médio, PIVIC, PROBEX e PIBITI.

PARCEIROS:

Fundação Parque Tecnológico da Paraíba
(PaqTcPB)

 

Criada em 1984, entre os quatro primeiros parques tecnológicos do país, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – Fundação PaqTcPB -  é uma instituição sem fins lucrativos voltada para o avanço científico e tecnológico do Estado. Tem como uma de suas atribuições, o fomento ao desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, sendo uma de suas funções dar suporte administrativo e finalístico aos projetos institucionais. Com um leque extenso de atuação, a instituição age como apoio técnico-administrativo a universidades, como agência de fomento à pesquisa, como interveniente na captação de convênios e como prestadora de serviços especializados. Entretanto, tem funções também específicas, sua expertise é estimular e acompanhar os projetos, sendo especialista na resolução de questões burocráticas.

Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB)

 

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi fundada em 1966, na cidade de Campina Grande, e também está presente nos municípios de Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna, desenvolvendo atividades com a missão de formar cidadãos críticos e socialmente responsáveis, através da produção e transmissão do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento educacional e sociocultural da Região Nordeste e, particularmente, da Paraíba. A consolidação da UEPB como instituição de ensino superior é marcada por momentos decisivos na sua história, iniciando com sua criação como Universidade Regional do Nordeste (URNe), em 1966, e passando pela Estadualização em 1987, pelo Reconhecimento do MEC em 1996 e a conquista da Autonomia Financeira, por meio da Lei Estadual nº 7.643 de 6 de agosto de 2004, que inaugurou uma nova fase na história da UEPB.

Escola Técnica Redentorista
(ETER)

 

É na cidade de Campina Grande na Paraíba, mais precisamente no Bairro Universitário, em meio à Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba e o Parque Tecnológico, que se ergue a Escola Técnica Redentorista. Em 1975, surgiu a ETER sob o lema "Educar é Libertar", através de seu fundador o Padre Redentorista, Edelzino de Araújo Pitiá, tendo como missão a formação humana e profissional de jovens das classes sociais menos favorecidas, qualificando-os como profissionais de nível técnico para o mundo do trabalho. Ao longo dos seus 40 anos de existência, a ETER vem cumprindo a sua missão: formou mais de 7.000 jovens habilitando - os para ingressar no mundo do trabalho. A Instituição também trabalha com a Formação Inicial e Continuada de trabalhadores, qualificando-os e requalificando-os, para atendimento das necessidades e demandas do mercado local, regional e nacional.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
(SEBRAE)

 

Em 1967, na cidade de Campina Grande, instalou-se o Núcleo de Assistência Industrial (NAI/PB). Posteriormente em 1972, se tornou um sistema federado de apoio aos pequenos negócios, passando a integrar o Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Cebrae), vinculado ao Governo Federal.  Somente em 1990, a entidade se transformou em um uma instituição privada, sem fins lucrativos com serviço social autônomo, denominado Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae.  Seu objetivo é apoiar e fomentar a criação, expansão e modernização de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, facilitando o acesso a conhecimento, crédito, tecnologia e capacitação para todos aqueles que investem ou pretendem investir em uma atividade produtiva. Além de oferecer soluções educacionais para o empreendedor, o Sebrae também busca estimular o espírito de empreendedorismo, promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócio, fortalecendo a economia e o desenvolvimento do Estado.

Serviço Nacional de Aprendizagem Industria
(SENAI)

 

A criação do Departamento Regional do SENAI da Paraíba aconteceu no ano de 1949, pela Resolução nº. 27, de 10 de novembro, sob a gestão da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba. O SENAI é reconhecido como modelo de educação profissional e pela qualidade dos serviços tecnológicos que promovem a inovação na indústria brasileira. Sua missão é aumentar a competitividade da indústria paraibana por meio da Educação Profissional e Tecnológica, dos Serviços Técnicos e Tecnológicos e da Inovação.

Universidade Federal da Paraíba
(UFPB)

 

A Universidade da Paraíba, de responsabilidade estadual, foi fundada em 1955. Cinco anos depois, em 13 de dezembro, a Lei Nº 3.835 federalizou sua denominação atual. Além de João pessoa, a instituição Possui campi em Areia, Bananeiras, Rio Tinto e Mamanguape. Segundo dados do Relatório de Gestão de 2013, a UFPB têm dezesseis centros de ensino, 57 departamentos acadêmicos, 139 cursos de graduação (sendo 130 presenciais e 09 à distância), 15 cursos de especialização, 57 cursos de mestrado, 34 cursos de doutorado, 2.568 professores, 3.734 funcionários técnico-administrativos e 45.067 alunos matriculados.  A instituição ainda possui 02 escolas de ensino médio e profissionalizante: Escola Técnica de Saúde (CCS) e Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CCHSA).

APOIO:

Associação Técnico Científica Ernesto Luiz de Oliveira Junior
(ATECEL)

 

Em 05 de agosto de 1967, foi fundada por professores da antiga Escola Politécnica da Universidade Federal da Paraíba, cujo nome é uma homenagem ao Professor Ernesto Luiz de Oliveira Júnior.  Como entidade de direito privado, sem fins lucrativos, sua finalidade básica é apoiar e viabilizar os programas de Pesquisa e Extensão de Universidades e Institutos de Pesquisa, principalmente na Paraíba. Todavia, também presta serviços de consultoria, elaboração de projetos e treinamento de pessoal nas diversas áreas do conhecimento. Toda e qualquer interação pode ser viabilizada através de convênios ou contrato de serviços. Os processos de articulação proporcionam a oportunidade, para que os vários setores da Universidade desenvolvam programas de pesquisas e de prestação de serviços, desta forma melhor capacitando-os e viabilizando a Universidade para cumprir o seu papel com a sociedade. Pelos inúmeros serviços prestados, a ATECEL® foi declarada de Utilidade Pública pela Lei Estadual Nº 3.738 de 20.12.1974 e pela Lei Municipal Nº 03-D/74-GP de 15.03.1974. Sua marca é registrada e membro da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica Industrial (ABIPTI).

Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo
(CITTA)

 

O Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo - CITTA - foi criado com a missão de dinamizar e fomentar a inovação na Paraíba e na região Nordeste. Sediado na cidade de Campina Grande - PB, que é reconhecida internacionalmente como um dos polos tecnológicos na produção de conhecimento no país, graças a sua rede de centros de formação técnica e universidades, que está em constante expansão, contando com diversos cursos que são referência na área de inovação e produção tecnológica. Neste ambiente, o CITTA terá uma atuação com impacto direto no planejamento, na estruturação, na implantação e na gestão de um ecossistema de negócios capaz de receber, criar e consolidar empreendimentos de nível internacional, que atendam a demandas oriundas de todo o território nacional e fora dele, através da cooperação entre universidades, empresas públicas ou privadas, organizações não governamentais e governamentais, institutos de pesquisa, incubadoras de empresas e agentes de financiamento de projetos de base tecnológica. Com tal posicionamento estratégico, as ações integradoras e articuladas do CITTA irão viabilizar uma melhor captação de oportunidades, ensejadas pela Lei de Inovação, Lei do Bem e demais instrumentos de apoio às Inovações Tecnológicas.

Prefeitura Municipal de Campina Grande
(PMCG)

 

A Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) tem como um dos seus pontos fortes o apoio a eventos de inovação tecnológica e discussões que fomentem a busca por novas soluções tecnológicas que consequente vão contribuir com o avanço da cidade de forma tecnológica, pois Campina Grande é um importante centro universitário, contando com dezessete universidades sendo duas delas públicas. A cidade é reconhecida internacionalmente como um dos polos tecnológicos na produção de conhecimento no país, graças a sua rede de centros de formação técnica e universidades, que está em constante expansão, contando com diversos cursos que são referência na área de inovação e produção tecnológica. O crescimento e o alto potencial da cidade vêm chamando a atenção de investidores de todo o Brasil, segundo levantamento feito pelo Instituto Inovação, SEBRAE, IBGE e a participação de consultores especializados na área, Campina Grande foi classificada entre as 45 cidades brasileiras e entre as quatro da Região Nordeste com maior potencial de inovação. O resultado da pesquisa foi apresentado como “As cidades Mais Inovadoras do Brasil os 45 bolsões de inovação nas cinco regiões brasileiras”.

PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES DA OLIMPÍADA EM PRIMEIRA MÃO, CURTA NOSSA FANPAGE NO FACEBOOK ATRAVÉS DO LINK AO LADO.

 

APROVEITE E AVISE AOS SEUS AMIGOS SOBRE A OLIMPÍADA, COMENTE NO FACEBOOK ATRAVÉS DA CAIXA DE TEXTO ABAIXO.

 

*PARA QUE AS FERRAMENTAS FUNCIONEM, VOCÊ DEVE ESTAR CONECTADO AO FACEBOOK.

ENDEREÇO:

PROPEX/UFCG

Rua Aprígio Veloso, 882, Bodocongó. UFCG 
Bairro Universitário - Bloco BQ

Campina Grande - PB | BRASIL
58429-900

FONE/E-MAIL:

© 2015 I Olimpíada de Inovação da Paraíba

Versão 1.0. Direitos reservados.

bottom of page